Percurso

A fundação da associação deveu-se ao entusiasmo e vontade de um grupo de surdos, que começou a sentir necessidade de um espaço próprio. Nos primeiros anos da sua existência, a APS vivia apenas das quotas dos sócios e de alguns donativos de pessoas e instituições diversas. A APS era, sobretudo, um espaço para convívio.

Só a partir de 1979 é que passou a ter um apoio mais efetivo e regular por parte do Estado que servia para a manutenção da escola noturna, onde os surdos se inscreviam para se prepararem para o exame da 4.ª classe (destaque para o primeiro professor surdo bilingue, José Bettencourt).

Desde então a APS, além da escolarização, tem promovido o emprego, o serviço de intérpretes nos tribunais, na polícia, em empresas, etc.; organiza atividades desportivas e recreativas; apoia e informa surdos estrangeiros em visita; apoia sócios na resolução de diversos problemas.

Depois da revolução do 25 de Abril, a APS exigiu o direito das pessoas surdas ao voto.

Desde 1981, foi apoiada financeiramente pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, nomeadamente em projetos relacionados com a LGP.

Os primeiros intérpretes de LGP surgiram na APS, pois era muito frequente os tribunais pedirem esta mediação para os casos judiciais que envolviam pessoas surdas. Nesta altura os intérpretes ainda não eram profissionalizados e tinham outros empregos. Como nem sempre estavam disponíveis, a APS lutou pelo reconhecimento da profissão do intérprete.

A APS tem como seu papel primordial o de colmatar lacunas existentes na sociedade em relação à Comunidade Surda e seus familiares. Em especial no que concerne a aplicação da Legislação já existente e no estudo de novas propostas de Lei que possam vir a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos surdos e seus familiares, seja qual for o âmbito (saúde, educação, trabalho, cultural ou desportiva). A relação estreita que tem mantido ao longo dos anos com os diversos Ministérios e entidades privadas tem tido como resultado a aprovação de projetos que muito tem ajudado na melhoria de vida das pessoas surdas.

O espaço cultural na APS foi sempre muito rico, sobretudo pelo teatro encenado e representado pelos sócios, tendo conseguido inclusive subsídios da secretaria de estado da cultura (destaque para o grande contributo de Serafim Nunes para o teatro surdo).

O desporto, em paralelo com o teatro, foi uma parte importante na vida da associação, constituindo-se como um importante fator de aproximação entre as pessoas surdas de comunidades nacionais e internacionais. O futebol entre surdos já existia antes da fundação da APS. O Xadrez teve também um lugar de destaque, chegando a ser premiado a nível internacional, com Renato Pereira. A pesca desportiva entusiasmou igualmente muitos associados surdos, tendo sido uma outra modalidade de tradição encontros entre Lisboa e Porto.

 

Associação Portuguesa de Surdos - 2011
Todos os Direitos Reservados


Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.