Língua Gestual Portuguesa (LGP)

Formações

Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social

Estudos básicos - Nível 1 - (Iniciação)
ManhãSábados10h00 - 13h0021/09/2019 - 25/07/2020
INSCRIÇÃO
Manhã3as – 5as Feiras10h30 - 12h3015/10/2019 - 16/06/2020
Noite2as – 4as Feiras18h30 - 20h3014/10/2019 - 17/06/2020

Estudos Básicos - Nível 2 - (Elementar)
ManhãSábados10h00 - 13h0021/09/2019 - 25/07/2020
INSCRIÇÃO
Manhã2as – 4as Feiras10h30 - 12h3014/10/2019 - 17/06/2020
Noite2as – 4as Feiras18h30 - 20h3014/10/2019 - 17/06/2020

Estudos Básicos - Nível 3 - (Pós-Elementar)
ManhãSábados10h00 - 13h0012/10/2019 - 25/07/2020
INSCRIÇÃO
Tarde2as – 4as Feiras14h30 - 16h3014/10/2019 - 17/06/2020

Estudos Intermédios - Nível 4 - (Pré-Intermédio)
ManhãSábados10h00 - 13h0028/09/2019 - 25/07/2020
INSCRIÇÃO

Condições

Inscrição

A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou através do formulário online, que posteriormente deverá ser enviado por e-mail ou por correio. Tanto indivíduos com mais de 14 anos ou entidades, mediante protocolo, poderão inscrever-se, sendo que excecionalmente podem ser criados grupos só de crianças com menos de 14 anos.

No ato da inscrição deverá ser entregue a ficha devidamente preenchida e uma fotografia tipo passe.

Quem tiver conhecimentos de LGP, ou tenha feito cursos de LGP externos à APS, ou não tenha formação na APS há mais de três anos, deverá solicitar uma avaliação à APS (efetuando pagamento da taxa em vigor) para ingressar diretamente no nível correspondente aos conhecimentos demonstrados.

Formação

As turmas são constituídas com um número máximo de 20 alunos, enquanto as turmas de entidades externas, conforme protocolo, com um mínimo de 8 alunos.

Os tipos de formação que prestamos estão descritos na tabela a seguir:

Os aspetos formativos são tidos em conta com base de dois critérios:

  1. Funcionamento das aulas:
    1. As aulas, por norma, têm um breve intervalo;
    2. Os alunos devem respeitar ao máximo o tempo definido para a aula de modo a não provocar interrupções;
    3. Durante as aulas será somente usada a Língua Gestual Portuguesa ou a mímica e, eventualmente, a escrita, sendo estritamente de evitar o uso da oralização;
    4. Os alunos poderão ser filmados para efeitos de avaliação;
    5. Os formadores podem ser substituídos durante o curso de LGP, e as aulas podem ser leccionadas por mais do que um formador de LGP;
    6. A Associação Portuguesa de Surdos reserva-se o direito de juntar turmas sempre que isso se justifique;
  2. Faltas:
    1. As faltas justificadas devidamente comprovadas (por doença, falecimento de familiar ou por motivos profissionais) serão contadas como presenciais para o número total de horas do certificado;
    2. O aluno terá direito a obter uma declaração de frequência;
    3. Em caso de desistência, deverá informar imediatamente a secretaria, por telefone ou e-mail.

Avaliação

A avaliação contínua é da responsabilidade do Formador de LGP da turma e a avaliação final de um júri composto por 2 elementos.

Pagamento

O pagamento pode ser efetuado em numerário, cheque ou por transferência bancária para o IBAN PT50 0036 0041 99100361470 46 (Banco Montepio):

Inscrição – acompanha o ato da inscrição;
Prestações – entre dia 1 e dia 10 de cada mês (no caso dos sábados) ou entre dia 20 e o final de cada mês (no caso de aulas durante a semana). A última prestação deve ser paga antes do exame final.

Ultrapassado o prazo limite de pagamento, este é acrescido de 5€ por cada mês de atraso.

Após o pagamento de qualquer taxa ou mensalidade não será realizado nenhum reembolso.

No caso de desistência antes do início do curso, a comunicação deve ser feita atempadamente, de modo a lhe ser restituído algum eventual pagamento do curso.

QECRL

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) foi elaborado em 1996 por uma equipa de especialistas, a pedido do Conselho Europeu, com o objetivo de estabelecer normas claras nos diferentes níveis de aprendizagem das línguas. Este documento fornece uma base comum para a conceção de programas, para o reconhecimento de sistemas de avaliação e para a emissão de certificados com valores equivalentes, no espaço multilingue que é a zona euro.

Aprovado em 1996 e publicado em 1997 pelo Conselho Europeu, a sua adaptação para as línguas gestuais só foi efetuada para as línguas gestuais, a pedido do Ministério de Educação francês, para a Langue des Signes Française (LSF), em 2002.

Em 2006, a partir deste trabalho realizado para a LSF, a Associação Portuguesa de Surdos adaptou o quadro para a LGP, procurando valorizar a progressão na aquisição de competências comunicacionais nesta língua.

NCERTIFICADOQECRLDIPLOMACOMPETÊNCIAS
1NÍVEL DE INICIAÇÃO
(I - 120h)
A1ESTUDOS BÁSICOS
Utilizador elementar
É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros, utilizando o alfabeto manual, e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
2NÍVEL ELEMENTAR
(II - 120h)
3NÍVEL PÓS-ELEMENTAR
(III - 120h)
A2É capaz de compreender frases isoladas, incluindo situações que recorram a uma ou mais palavras soletradas manualmente, e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante, trabalho). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
4NÍVEL PRÉ-INTERMÉDIO
(IV - 120h)
B1ESTUDOS INTERMÉDIOS
Utilizador independente
É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola, nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na presença de falantes da língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.
5NÍVEL INTERMÉDIO
(V - 120h)
6NÍVEL PÓS-INTERMÉDIO
(VI - 120h)
B2É capaz de compreender as ideias principais em discursos gestuais complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas, explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade e expor vantagens e inconvenientes de possibilidades diversas.
7NÍVEL PRÉ-AVANÇADO
(VII - 150h)
C1ESTUDOS AVANÇADOS
Utilizador proeficiente
É capaz de compreender uma grande diversidade de enunciados gestuais (em situação ou gravados) longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito os gestos adequados. É capaz de usar a Iíngua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
8NÍVEL AVANÇADO
(VIII - 150h)
9NÍVEL PÓS-AVANÇADO
(IX - 240h)
C2É capaz de compreender, sem esforço, praticamente qualquer discurso gestual. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes (em situação ou gravados), reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exactidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.
10NÍVEL SUPERIOR
(X - 240h)