A Língua Gestual Portuguesa é uma das três línguas oficiais de Portugal, reconhecida na Constituição Portuguesa da República em 1997.

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PESSOAS SURDAS
UTILIZADORAS DE LGP

O batismo gestual

A nossa equipa é constituída por formadores surdos, cuja língua materna é a Língua Gestual Portuguesa. Nasceram e cresceram com ela.

Facto curioso: existem nomes gestuais, que são diferentes dos nomes escritos e orais. São nomes que variam conforme as características de cada um, e são nomes que, quando batizados por Pessoas Surdas, significam que a pessoa é bem-vinda na Comunidade. O batismo gestual é um fator cultural exclusivo da Comunidade Surda, pelo que é verdadeiramente especial um nome atribuído por uma Pessoa Surda!

Nos nossos cursos, logo no primeiro nível, terá a oportunidade de receber um nome gestual só para si, o qual pode guardar para toda a vida!

Certificação de Qualidade

As nossas formações estão de acordo com um referencial de qualidade específico da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Inscrição

A inscrição está limitada a pessoas com mais de 14 anos ou entidades (mediante protocolo). Poderão ser, excecionalmente, criados grupos só de crianças com menos de 14 anos.

Deverão solicitar à APS uma avaliação, mediante pagamento da taxa em vigor, para ingressar num nível superior, se forem verificadas uma destas condições:

  • Conhecimentos prévios de LGP;
  • Conclusão de cursos de LGP externos à APS;
  • Não ter formação na APS há mais de três anos.

SENSIBILIZAÇÃO

100 Pronto Pag.
  • GERAL
  • GRUPOS
  • 30 HORAS | 1 MÊS
  • BASE
  • PRESENCIAL | ONLINE

CURSO LETIVO

55 /Mês
  • GERAL
  • GRUPOS
  • 120 HORAS | 9 MESES
  • NÍVEL 1 E SEGUINTES
  • PRESENCIAL | ONLINE
Popular

CURSO INTENSIVO

82
50
/Mês
  • GERAL
  • GRUPOS
  • 120 HORAS | 6 MESES
  • NÍVEL 1
  • PRESENCIAL | ONLINE

CURSO EXTERNO

PEDIR ORÇAMENTO
  • TEMÁTICO
  • GRUPOS
  • FLEXÍVEL
  • VARIADOS
  • PRESENCIAL | ONLINE

TERMOS E CONDIÇÕES

  1. Inscrições
    • A inscrição está limitada a pessoas com mais de 14 anos ou entidades;
    • No caso das entidades, formalizam-se as formações mediante protocolos;
    • Excecionalmente, poderão ser criados grupos só de crianças com menos de 14 anos;
    • No caso do inscrito pretender ingressar num nível superior e não ter concluído uma formação na APS há mais de três anos, deverá solicitar uma avaliação mediante pagamento da taxa em vigor;
    • Cursos de LGP concluídos noutras entidades, independentemente da sua natureza, não isentam o inscrito da avaliação referida no ponto anterior, se a intenção for o ingresso num nível superior;
    • Os pacotes "Sensibilização", "Curso Letivo" e "Curso Intensivo" pressupõem a inscrição individual em formações que têm lugar nas nossas plataformas de ensino presencial e à distância. Os valores serão, entretanto, diferentes no que toca às formações externas, pelo que para estas deverá ser optado o pacote "Personalizado".
  2. Pagamentos
    • Os pagamentos podem ser efetuados por uma das seguintes vias: em numerário, por transferência bancária ou por MB Way;
    • No caso de cursos com aulas aos sábados, as mensalidades devem ser pagas entre dia 1 e dia 10 de cada mês. Quanto às aulas durante a semana, as mesmas devem ser pagas entre dia 20 e o final de cada mês;
    • Ultrapassado o prazo limite de pagamento, é acrescido de 5€ por cada mês de atraso;
    • Não será realizado nenhum reembolso após o pagamento de qualquer taxa ou mensalidade;
    • No caso de desistência antes do início do curso ou de número insuficiente de inscritos, haverá lugar para restituição de quaisquer valores pagos. A desistência só é válida mediante comunicação antecipada.
  3. Formações
    • As turmas são constituídas com o número máximo estipulado na tabela, enquanto as turmas de entidades externas, conforme protocolo, com um mínimo de 8 formandos;
    • Quanto ao funcionamento das aulas:
      • Estas têm, por norma, um breve intervalo;
      • Os formandos devem respeitar ao máximo o tempo definido para a aula de modo a não provocar interrupções;
      • No decurso das aulas, será usada somente a Língua Gestual Portuguesa ou a mímica e, eventualmente, a escrita, sendo estritamente de evitar o uso da oralização;
      • Os formandos serão filmados para efeitos de avaliação;
      • Os formadores podem ser substituídos durante o curso de LGP, e as aulas podem ser lecionadas por mais que um formador de LGP;
      • A APS reserva-se o direito de juntar turmas sempre que isso se justifique.
    • Quanto às faltas:
      • As faltas justificadas devidamente comprovadas (por doença, falecimento de familiar, motivos profissionais ou outros de força maior) serão contadas como presenças para o número total de horas do certificado;
      • O formando terá direito a obter uma declaração de frequência, se solicitada;
      • Em caso de desistência, deverá informar imediatamente a secretaria preferencialmente por e-mail ou por WhatsApp.
    • Quanto às avaliações:
      • A avaliação contínua é da responsabilidade do formador de LGP;
      • A avaliação final é da responsabilidade de um júri composto por dois elementos.

Pagamento

NUMERÁRIO

Nas nossas instalações

TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

IBAN PT50.0036.0041.99100361470.46 (MONTEPIO)

MB WAY

91 424 78 09

Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL)

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) foi elaborado em 1996 por uma equipa de especialistas, a pedido do Conselho Europeu, com o objetivo de estabelecer normas claras nos diferentes níveis de aprendizagem das línguas. Este documento fornece uma base comum para a conceção de programas, para o reconhecimento de sistemas de avaliação e para a emissão de certificados com valores equivalentes, no espaço multilingue que é a zona euro.

Aprovado em 1996 e publicado em 1997 pelo Conselho Europeu, a sua adaptação para as línguas gestuais só foi efetuada para as línguas gestuais, a pedido do Ministério de Educação francês, para a Langue des Signes Française (LSF), em 2002.

Em 2006, a partir deste trabalho realizado para a LSF, a Associação Portuguesa de Surdos adaptou o quadro para a LGP, procurando valorizar a progressão na aquisição de competências comunicacionais nesta língua.

NívelCERTIFICADOQECRLDIPLOMACOMPETÊNCIAS
1Nível de Iniciação
(120 Horas)
A1Estudos Básicos
Utilizador elementar
É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros, utilizando o alfabeto manual, e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
2Nível Elementar
(120 Horas)
3Nível Pós-Elementar
(120 Horas)
A2É capaz de compreender frases isoladas, incluindo situações que recorram a uma ou mais palavras soletradas manualmente, e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante, trabalho). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
4Nível Pré-Intermédio
(120 Horas)
B1Estudos Intermédios
Utilizador independente
É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola, nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na presença de falantes da língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.
5Nível Intermédio
(120 Horas)
6Nível Pós-Intermédio (120 Horas)B2É capaz de compreender as ideias principais em discursos gestuais complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas, explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade e expor vantagens e inconvenientes de possibilidades diversas.
7Nível Pré-Avançado
(150 Horas)
C1Estudos Avançados
Utilizador proeficiente
É capaz de compreender uma grande diversidade de enunciados gestuais (em situação ou gravados) longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito os gestos adequados. É capaz de usar a Iíngua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
8Nível Avançado
(150 Horas)
9Nível Pós-Avançado
(240 Horas)
C2É capaz de compreender, sem esforço, praticamente qualquer discurso gestual. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes (em situação ou gravados), reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exactidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.
10Nível Superior
(240 Horas)