QECRL

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) foi elaborado em 1996 por uma equipa de especialistas, a pedido do Conselho Europeu, com o objetivo de estabelecer normas claras nos diferentes níveis de aprendizagem das línguas. Este documento fornece uma base comum para a conceção de programas, para o reconhecimento de sistemas de avaliação e para a emissão de certificados com valores equivalentes, no espaço multilingue que é a zona euro.

Aprovado em 1996 e publicado em 1997 pelo Conselho Europeu, a sua adaptação para as línguas gestuais só foi efetuada para as línguas gestuais, a pedido do Ministério de Educação francês, para a Langue des Signes Française (LSF), em 2002.

Em 2006, a partir deste trabalho realizado para a LSF, a Associação Portuguesa de Surdos adaptou o quadro para a LGP, procurando valorizar a progressão na aquisição de competências comunicacionais nesta língua.

CERTIFICADO QECRL DIPLOMA COMPETÊNCIAS
1 NÍVEL DE INICIAÇÃO
(I - 120h)
A1 ESTUDOS BÁSICOS
Utilizador elementar
É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros, utilizando o alfabeto manual, e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
2 NÍVEL ELEMENTAR
(II - 120h)
3 NÍVEL PÓS-ELEMENTAR
(III - 120h)
A2 É capaz de compreender frases isoladas, incluindo situações que recorram a uma ou mais palavras soletradas manualmente, e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante, trabalho). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
4 NÍVEL PRÉ-INTERMÉDIO
(IV - 120h)
B1 ESTUDOS INTERMÉDIOS
Utilizador independente
É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola, nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na presença de falantes da língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.
5 NÍVEL INTERMÉDIO
(V - 120h)
6 NÍVEL PÓS-INTERMÉDIO
(VI - 120h)
B2 É capaz de compreender as ideias principais em discursos gestuais complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas, explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade e expor vantagens e inconvenientes de possibilidades diversas.
7 NÍVEL PRÉ-AVANÇADO
(VII - 150h)
C1 ESTUDOS AVANÇADOS
Utilizador proficiente
É capaz de compreender uma grande diversidade de enunciados gestuais (em situação ou gravados) longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito os gestos adequados. É capaz de usar a Iíngua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
8 NÍVEL AVANÇADO
(VIII - 150h)
9 NÍVEL PÓS-AVANÇADO
(IX - 240h)
C2 É capaz de compreender, sem esforço, praticamente qualquer discurso gestual. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes (em situação ou gravados), reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exactidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.
10 NÍVEL SUPERIOR
(X - 240h)
 

Associação Portuguesa de Surdos - 2011
Todos os Direitos Reservados


Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.