SENSIBILIZAÇÃO

100 Pronto Pag.
  • GERAL
  • 5 - 15
  • 30 HORAS | 1 MÊS
  • BASE
  • PRESENCIAL | ONLINE

CURSO LETIVO

55 /Mês
  • GERAL
  • 5 - 15
  • 120 HORAS | 9 MESES
  • NÍVEIS 1 A 5
  • PRESENCIAL | ONLINE
Popular

CURSO INTENSIVO

82
50
/Mês
  • GERAL
  • 5 - 15
  • 120 HORAS | 6 MESES
  • NÍVEL 1
  • ONLINE

PERSONALIZADO

PEDIR ORÇAMENTO
  • TEMÁTICO
  • GRUPOS
  • FLEXÍVEL
  • VARIADOS
  • PRESENCIAL | ONLINE

TERMOS E CONDIÇÕES

  1. Inscrições
    • A inscrição está limitada a pessoas com mais de 14 anos ou entidades;
    • No caso das entidades, formalizam-se as formações mediante protocolos;
    • Excecionalmente, poderão ser criados grupos só de crianças com menos de 14 anos;
    • No caso do inscrito pretender ingressar num nível superior e não ter concluído uma formação na APS há mais de três anos, deverá solicitar uma avaliação mediante pagamento da taxa em vigor;
    • Cursos de LGP concluídos noutras entidades, independentemente da sua natureza, não isentam o inscrito da avaliação referida no ponto anterior, se a intenção for o ingresso num nível superior;
    • Os pacotes "Sensibilização", "Curso Letivo" e "Curso Intensivo" pressupõem a inscrição individual em formações que têm lugar nas nossas plataformas de ensino presencial e à distância. Os valores serão, entretanto, diferentes no que toca às formações externas, pelo que para estas deverá ser optado o pacote "Personalizado".
  2. Pagamentos
    • Os pagamentos podem ser efetuados por uma das seguintes vias: em numerário, por transferência bancária ou por MB Way;
    • No caso de cursos com aulas aos sábados, as mensalidades devem ser pagas entre dia 1 e dia 10 de cada mês. Quanto às aulas durante a semana, as mesmas devem ser pagas entre dia 20 e o final de cada mês;
    • Ultrapassado o prazo limite de pagamento, é acrescido de 5€ por cada mês de atraso;
    • Não será realizado nenhum reembolso após o pagamento de qualquer taxa ou mensalidade;
    • No caso de desistência antes do início do curso ou de número insuficiente de inscritos, haverá lugar para restituição de quaisquer valores pagos. A desistência só é válida mediante comunicação antecipada.
  3. Formações
    • As turmas são constituídas com o número máximo estipulado na tabela, enquanto as turmas de entidades externas, conforme protocolo, com um mínimo de 8 formandos;
    • Quanto ao funcionamento das aulas:
      • Estas têm, por norma, um breve intervalo;
      • Os formandos devem respeitar ao máximo o tempo definido para a aula de modo a não provocar interrupções;
      • No decurso das aulas, será usada somente a Língua Gestual Portuguesa ou a mímica e, eventualmente, a escrita, sendo estritamente de evitar o uso da oralização;
      • Os formandos serão filmados para efeitos de avaliação;
      • Os formadores podem ser substituídos durante o curso de LGP, e as aulas podem ser lecionadas por mais que um formador de LGP;
      • A APS reserva-se o direito de juntar turmas sempre que isso se justifique.
    • Quanto às faltas:
      • As faltas justificadas devidamente comprovadas (por doença, falecimento de familiar, motivos profissionais ou outros de força maior) serão contadas como presenças para o número total de horas do certificado;
      • O formando terá direito a obter uma declaração de frequência, se solicitada;
      • Em caso de desistência, deverá informar imediatamente a secretaria preferencialmente por e-mail ou por WhatsApp.
    • Quanto às avaliações:
      • A avaliação contínua é da responsabilidade do formador de LGP;
      • A avaliação final é da responsabilidade de um júri composto por dois elementos.

A Língua Gestual Portuguesa é uma das três línguas oficiais de Portugal, reconhecida na Constituição Portuguesa da República em 1997.

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PESSOAS SURDAS
UTILIZADORAS DE LGP

O batismo gestual

A nossa equipa é constituída por formadores surdos, cuja língua materna é a Língua Gestual Portuguesa. Nasceram e cresceram com ela.

Facto curioso: existem nomes gestuais, que são diferentes dos nomes escritos e orais. São nomes que variam conforme as características de cada um, e são nomes que, quando batizados por Pessoas Surdas, significam que a pessoa é bem-vinda na Comunidade. O batismo gestual é um fator cultural exclusivo da Comunidade Surda, pelo que é verdadeiramente especial um nome atribuído por uma Pessoa Surda!

Nos nossos cursos, logo no primeiro nível, terá a oportunidade de receber um nome gestual só para si, o qual pode guardar para toda a vida!

Certificação de Qualidade

As nossas formações estão de acordo com um referencial de qualidade específico da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Pagamento

NUMERÁRIO

Nas nossas instalações

TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

IBAN PT50.0036.0041.99100361470.46 (MONTEPIO)

MB WAY

91 424 78 09

Inscrição

A inscrição está limitada a pessoas com mais de 14 anos ou entidades, mediante protocolo. Poderão ser, excecionalmente, criados grupos só de crianças com menos de 14 anos.

Deverão solicitar à APS uma avaliação, mediante pagamento da taxa em vigor, para ingressar num nível superior, se forem verificadas uma destas condições:

  • Conhecimentos prévios de LGP;
  • Conclusão de cursos de LGP externos à APS;
  • Não ter formação na APS há mais de três anos.

Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL)

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) foi elaborado em 1996 por uma equipa de especialistas, a pedido do Conselho Europeu, com o objetivo de estabelecer normas claras nos diferentes níveis de aprendizagem das línguas. Este documento fornece uma base comum para a conceção de programas, para o reconhecimento de sistemas de avaliação e para a emissão de certificados com valores equivalentes, no espaço multilingue que é a zona euro.

Aprovado em 1996 e publicado em 1997 pelo Conselho Europeu, a sua adaptação para as línguas gestuais só foi efetuada para as línguas gestuais, a pedido do Ministério de Educação francês, para a Langue des Signes Française (LSF), em 2002.

Em 2006, a partir deste trabalho realizado para a LSF, a Associação Portuguesa de Surdos adaptou o quadro para a LGP, procurando valorizar a progressão na aquisição de competências comunicacionais nesta língua.

NívelCERTIFICADOQECRLDIPLOMACOMPETÊNCIAS
1Nível de Iniciação
(120 Horas)
A1Estudos Básicos
Utilizador elementar
É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros, utilizando o alfabeto manual, e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
2Nível Elementar
(120 Horas)
3Nível Pós-Elementar
(120 Horas)
A2É capaz de compreender frases isoladas, incluindo situações que recorram a uma ou mais palavras soletradas manualmente, e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante, trabalho). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
4Nível Pré-Intermédio
(120 Horas)
B1Estudos Intermédios
Utilizador independente
É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola, nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na presença de falantes da língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.
5Nível Intermédio
(120 Horas)
6Nível Pós-Intermédio (120 Horas)B2É capaz de compreender as ideias principais em discursos gestuais complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas, explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade e expor vantagens e inconvenientes de possibilidades diversas.
7Nível Pré-Avançado
(150 Horas)
C1Estudos Avançados
Utilizador proeficiente
É capaz de compreender uma grande diversidade de enunciados gestuais (em situação ou gravados) longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar de procurar muito os gestos adequados. É capaz de usar a Iíngua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
8Nível Avançado
(150 Horas)
9Nível Pós-Avançado
(240 Horas)
C2É capaz de compreender, sem esforço, praticamente qualquer discurso gestual. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes (em situação ou gravados), reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exactidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.
10Nível Superior
(240 Horas)