Avaliação

Objectivos
1. Promover a utilização proficiente da Língua Gestual Portuguesa,
2. Incentivar a qualidade da LGP nas pessoas, e sobretudo nos profissionais, que a utilizam.

Destinatários
1. Qualquer pessoa com mais de 14 anos que tenha frequentado formação em LGP ou que manifeste essa intenção,
2. Qualquer entidade externa que tenha promovido formação em LGP,
3. Técnicos que trabalhem com surdos e surdocegos,
4. Educadores e professores de surdos e surdocegos.

  • A formação em LGP da APS inclui automaticamente a avaliação e a certificação dos respectivos níveis de competência.
  • A avaliação a pessoas isoladamente requer o preenchimento de uma inscrição própria.
  • A avaliação e a certificação dirigida especificamente a entidades externas realizam-se mediante um protocolo ou enquanto consequência da formação em LGP, também ela, realizada mediante um protocolo.


Inscrição
1. Pessoalmente,
2. Por telefone (oral, sms ou vídeo),
3. Por internet (mail).

  • A inscrição dirige-se apenas a pessoas que possuam conhecimentos de LGP, adquiridos informalmente, ou que tenham realizado formação em LGP externa à APS, ou na APS há mais de um ano, e tem por objectivo o ingresso imediato no nível correspondente aos conhecimentos demonstrados.
  • A inscrição também se dirige a técnicos, educadores e professores que trabalhem com surdos.
  • Junto com a ficha de inscrição a pessoa deve entregar cópia de documento de identidade e fiscal, uma fotografia, o pagamento relativo à avaliação e à certificação e provas de eventual formação em LGP e, no caso de trabalhar com surdos, provas de habilitação e experiência profissionais.


Agendamento
1. Pessoalmente,
2. Por telefone (oral, sms ou vídeo),
3. Por internet (email ou facebook).

Tipos de Avaliação e Certificação prestadas
1. Avaliação e certificação dos cursos da APS,
2. Avaliação e certificação de cursos realizados em protocolo com entidades externas,
3. Avaliação e certificação de cursos externos, mediante protocolo com a APS,
4. Avaliação de pessoas que pretendam ingressar nos cursos da APS,
5. Avaliação e certificação de técnicos que trabalhem com surdos,
6. Avaliação e certificação de educadores e professores de surdos.


Regras de funcionamento


Planeamento da avaliação

1. Definição dos tipos de avaliação:
a) A avaliação isolada de pessoas que pretendam ingressar nos cursos da APS é pré-determinada por uma breve análise do seu historial, ao nível das formações efectuadas e do seu contacto prévio com pessoas surdas,
b) A avaliação isolada de técnicos, educadores e professores que trabalhem com surdos é específica para a sua área de intervenção e o nível correspondente é pré-determinado por uma breve análise do seu historial, ao nível das formações efectuadas e da sua experiência profissional com pessoas surdas.

2. Chamadas avaliativas:
a) A primeira chamada para os alunos dos cursos de LGP é marcada no horário das aulas, entre uma a duas semanas após o termo das aulas,
b) O aluno que não possa comparecer à primeira chamada, conforme justificação apresentada, poderá ser avaliado na segunda chamada,
c) O aluno que reprove na primeira chamada pode voltar a ser avaliado na segunda chamada,
d) A segunda chamada é marcada a uma sexta-feira, entre uma a duas semanas após a primeira chamada,
e) É possível marcar uma chamada extraordinária, se a pessoa só compareceu numa das duas primeiras chamadas e reprovou, ou não pôde comparecer em nenhuma das duas chamadas anteriores, ou pretende fazer uma melhoria de nota (mediante pagamento, conforme tabela em vigor),
f) A chamada extraordinária é marcada em Setembro, consoante disponibilidade do júri e da(s) pessoa(s) em causa,
g) No caso de a pessoa não concordar com a nota atribuída pode recorrer junto do coordenador da ULGP

  • A avaliação final dos cursos de LGP recorre obrigatoriamente a Formadores de LGP distintos daquele que deu a formação.
  • A avaliação do nível de competência em LGP recorre obrigatoriamente a dois Formadores de LGP.
  • A avaliação do nível de competência em LGP específico para a intervenção técnica e docente recorre obrigatoriamente a três Formadores de LGP.
  • A avaliação decorre obrigatoriamente sob filmagem, à excepção da avaliação do nível de iniciação e da avaliação para ingressar nos cursos da APS.


Emissão de Certificados

1. No período anterior à avaliação, é possível emitir uma declaração de frequência da formação em LGP (gratuita) e uma declaração com o número de horas frequentadas (pago segundo tabela em vigor), desde que o aluno tenha um mínimo de 45 horas de aulas assistidas,
2. À segunda via do certificado e seguintes é acrescida uma multa segundo tabela em vigor, ao valor de base do certificado.

  • Os certificados emitidos em âmbito protocolar incluem o logótipo da entidade externa.
 

Associação Portuguesa de Surdos - 2011
Todos os Direitos Reservados


Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.